domingo, 11 de janeiro de 2015


José do Egito

... é um dos personagens bíblicos de que mais 
gosto. É filho de Jacó, neto de Isaac e bisneto de Abraão. 

Penúltimo dos doze filhos de Jacó e Raquel, José permaneceu como caçula por muitos
anos até que nascesse Benjamim. 
Seus irmãos sentiam ciúme do afeto que Jacó dava a 
José e o venderam como escravo. 


José passou por muitas provações, mas em nenhum 

momento duvidou: permaneceu sempre firme em Deus e em Seus ensinamentos.





Quando leio este versículo da Bíblia, logo o associo a José: 

“5 = Enquanto viveres, 


ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te 




abandonarei. 



6 = Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra 
que jurei a seus pais dar-lhes. 
7 = Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas promessas. 
8 = Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. 
9 = Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores”       (Josué 1,5 -9).

Essas palavras traduzem bem a conduta de José. Com a determinação de sua fé, ele venceu todas as atribulações que encontrou pelo caminho e se tornou o principal auxiliar do faraó do Egito. Nem por isso se deixou levar pelo orgulho, porque sabia que era apenas um instrumento nas mãos do Senhor.
Para mim, o Kairós na existência de José aconteceu quando ele percebeu que só tinha Deus em sua vida e não podia contar com mais ninguém. Ele foi vendido por seus irmãos, foi levado a lugares estranhos, conviveu com gente estranha, mas não desistiu. Com Deus, ele seguiu em frente.

José, antes de se tornar o segundo homem mais poderoso do Egito, passou por
muitas provações. 
Para não pecar, fugiu da sedução da mulher de Potifar, um oficial da
guarda pessoal do faraó. Mas ela o acusou falsamente, e José foi para a cadeia, onde passou preciosos anos de sua vida. Ele não sabia, mas Deus o estava preparando para os anos difíceis que ainda viriam.

Os sofrimentos tornaram-no forte. 

Fizeram dele um homem de sabedoria e de entendimento da vontade de Deus. Por isso, durante os sete anos de escassez de alimentos que se abateram sobre o Egito, José pôde salvar milhares de pessoas da seca e da fome. Você
já ouviu falar em “tempo das vacas magras”? 
A expressão nasceu dessa passagem da Bíblia, e José venceu esse período tão árduo.
Acredite, Deus fez você para uma missão. 
Permita que Ele o conduza. Permita que o Kairós aconteça em você. 
Permaneça firme em Deus, e todas as coisas irão prosperar, mesmo em meio a sofrimentos que pareçam insuportáveis. 
O que vem depois é bonança, essa é a palavra do Pai.
Você pode ser um José de nosso tempo. 

OREMOS

Meu Deus, hoje entendo que o sofrimento me faz forte. 

Peço perdão por todas as vezes que não tive a compreensão do que me
acontecia e reclamei e me revoltei. Eu me arrependo, Senhor!
Sei que Tu não me condenas. 
Ao contrário, Tu me amas como sou, com minhas fraquezas, defeitos e qualidades. Mas sei também que Tu queres fazer de mim uma pessoa melhor.
Vem, Senhor!
Faz uma restauração em minha alma, quero ter um encontro pessoal Contigo. Quero um Kairós em minha vida.
Confio em Ti, Senhor, e esperarei pelo Teu tempo.

Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário