kairós
“para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1).
Compreendo a espera como preparo do “momento oportuno”.
O homem moderno emprega apenas uma palavra para dar significado ao tempo.
Mas os gregos da Antiguidade usavam duas: khronos e kairós.
A primeira, khronos,
refere-se ao tempo cronológico e sequencial, aquele marcado pelo sol e pela lua, pelo dia e pela noite, pela mudança das estações e pela época das colheitas. É o tempo que se mede e que hoje contamos em nossos relógios, celulares e computadores.
A segunda palavra, kairós,
tinha para os gregos o significado de “momento certo”
ou “momento oportuno”.
É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece.
A palavra é usada em teologia para descrever o “tempo
de Deus”.
Não é um tempo quantitativo, como khronos.
Não pode ser medido porque é um tempo diferente.
Khronos, o tempo dos homens.
Kairós, o tempo de Deus.
“Mas há uma coisa de que não vos deveis esquecer: um dia diante do
Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia” (II Pedro 3.8).
“O entendimento de Deus não é o nosso entendimento. E o que
acontecerá e como terminará não cabe a nós saber. Somente na promessa do que há de vir podemos prosperar”.
Precisamos acreditar nas promessas de Deus enquanto esperamos por Sua graça. O que cabe a nós é crer em Suas palavras e ampararmos nossa fé. Recolhermo-nos na oração é a melhor forma de nos fortalecer enquanto o nosso Kairós não vem.
Tão importante quanto entender o amor de Deus é entender o tempo de Deus. Só assim conseguiremos controlar nossas ansiedades e cultivar nossa paciência.
Quem compreende o Kairós alcança o Ágape. Porque Deus sabe o momento certo de nos abençoar com Sua graça.
Quem compreende o Kairós alcança o Ágape. Porque Deus sabe o momento certo de nos abençoar com Sua graça.
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